Periodontia
É o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal (fibras que unem a raiz ao osso).
É o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do suporte ósseo que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite a inflamação só atinge a gengiva.
O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
Não, o sangramento denota a presença de placa bacteriana nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio para evitar um acúmulo maior.
Pode-se associar medicamentos em alguns casos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente.
Bactérias específicas presentes na placa bacteriana, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para complementar o tratamento .
Não, sempre ficam seqüelas, com exceção nas gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas perdas ósseas que podem trazer alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente, etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem miminizar esses defeitos.
O tratamento de manutenção deve ocorrer entre 3 e 6 meses. Ë importante para estabilizar a DP e manter os tecidos periodontais saudáveis evitando a progressão da DP.
Sim, removendo a placa bacteriana através de higiene bucal com fio dental e escova, e raspagens periódicas realizadas pelo periodontista a cada 6 meses.
A odontologia pode ser sua aliada para conquistar um sorriso bonito e saudável. Com tratamentos considerados confortáveis, podemos mudar o sorriso em poucas consultas.
Saiba MaisO tratamento ortodôntico está indicado para crianças e para adultos, pois o correto posicionamento dos dentes traz benefícios tanto para a estética do sorriso como para a saúde bucal.
Saiba MaisA endodontia é a especialidade odontológica que cuida da polpa dental. Nossos dentes possuem em seu interior uma câmara que abriga um tecido mole, chamado de polpa dental.
Saiba MaisA odontopediatria é a especialidade odontológica que cuida da prevenção e dos tratamentos em bebês e crianças.
Saiba MaisAs cirurgias em odontologia são muito seguras e, com técnicas menos invasivas desenvolvidas nas últimas décadas, também são bem confortáveis.
Saiba MaisQuando um dente é perdido, ocorre uma série de alterações na boca, como, por exemplo, a movimentação dos dentes vizinhos ao espaço vazio, além da modificação de todo o mecanismo da mastigação e da fala.
Saiba MaisA ATM é uma delicada articulação responsável pelo movimento durante a mastigação e a fala. Seu bom funcionamento depende de uma série de fatores, como o bom posicionamento dos dentes, uma mastigação equilibrada entre os dois lados e a ausência de distúrbios parafuncionais.
Saiba MaisImplantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Saiba MaisTrata-se de um sistema alternativo à terapia ortodôntica convencional fixa que dispensa o uso de brackets ou fios ao substituí-los por moldeiras virtualmente invisíveis, chamadas de alinhadores.
Saiba Mais