Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Um dos tratamentos mais recentes, empregado na terapêutica odontológica para atenuar problemas de assimetria facial, é a utilização da Toxina Botulínica. A substância, como sabido, é muito conhecida no meio estético por prevenir o envelhecimento.Contudo, em razão de possuir também ação terapêutica, vem sendo utilizada por cirurgiões dentistas para melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Apesar de não existir face que seja perfeitamente simétrica, pode ser considerada assimétrica aquela em que exista uma desarmonia perceptível entre as características de um determinado traço facial e o seu correspondente localizado do lado oposto do rosto. As assimetrias podem ser provenientes de anomalias do crescimento da face, de processos patológicos, de lesões encefálicas, de traumatismos, de derrames cerebrais, de paralisias faciais, dentre outras patologias.  A aplicação da toxina tem ganhado espaço nos consultórios odontológicos por proporcionar a esses pacientes uma diminuição considerável nas dores e desconfortos, além de contribuir para um sorriso mais harmônico.

Uso da toxina botulínica na odontologia

A toxina botulínica é uma medicação que, injetada em determinados músculos, diminui a amplitude de seu movimento, proporcionado um relaxamento muscular. O sorotipo A é o reconhecido cientificamente como o mais potente e o que proporciona maior duração de efeito terapêutico. Quando a toxina é aplicada, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair e relaxa. Com isso, a pele ganha um aspecto mais sereno.

Indicações de tratamentos em que a toxina pode ser empregada:

  • Dor facial - sensação dolorosa provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula. Nessa região está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos. A toxina será aplicada diretamente no músculo onde está localizada a dor, evitando-se assim os indesejados efeitos colaterais do uso de medicamentos.

  • Cefaleias – a toxina também auxilia no tratamento das cefaleias tensionais, relacionadas ao estado de tensão e sobrecarga, resultante de contratura e espasmos musculares. O uso da toxina prolonga o espaço entre as crises.

  • Reabilitação de pacientes com assimetrias - pacientes que tiveram derrame (avc), submetidos a intervenções cirúrgicas, e tratamento oncológico por muitas vezes apresentam falta de harmonia facial com  as aplicações do medicamento gradativamente podemos normalizar sorrisos que elevam mais um lado do lábio superior do que o outro assimetrias e recompor a harmonia do sorriso

  • Bruxismo - A hiperatividade dos músculos da mastigação desencadeia o atrito entre os dentes, causando o seu desgaste e dor. O especialista explica que a Toxina Botulínica age relaxando os músculos da mastigação que estão em hiperfunção, principalmente o masseter e o temporal. Ao aplicar a toxina, a tensão diminui e, assim, o musculo não tem mais força suficiente para promover o atrito entre os dentes, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há qualquer comprometimento motor da boca. É um tratamento eficiente, feito em alguns minutos com agulha fina, como a usada para aplicar insulina, e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes, salienta.

  • Sorriso gengival - disfunção em que a gengiva é exposta em excesso quando a pessoa sorri. A toxina é aplicada nos músculos responsáveis pelo sorriso, até parar de expor a gengiva excessivamente. “Uma das maiores vantagens é que o paciente não necessita ser submetido a procedimento cirúrgico em grande parte dos casos”.

  • Implantes Dentários - A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias e o que melhora as condições de osseointegração dos implantes.

Contra indicações do tratamento

O tratamento não deve ser indicado para: gestantes e lactantes, bem como ao indivíduo que fez uso recente de antiinflamatórios ou recebeu nos últimos quatro meses a vacina antitetânica. O uso da toxina também não é indicado para pessoas que sofrem de depressão, devido ao seu estado emocional, o paciente depressivo pode ser conduzido para um quadro de dismorfofobia, o qual se caracteriza por uma preocupação exagerada ou distorcida sobre a própria aparência, portanto, o paciente depressivo dificilmente ficará satisfeito com o tratamento.

Durabilidade do efeito das aplicações

As toxinas são substancias reversíveis, para se evitar qualquer tipo de rejeição ou complicação. Portanto, é necessário realizar o retoque no espaço de tempo entre seis a oito meses, dependendo do caso. Podemos observar os resultados de 24 horas a 15 dias após a aplicação e pico máximo de ação com 3 meses, após este período teremos a perda gradativa da substancia.

Cuidados após o procedimento:

Após a aplicação da toxina, o paciente deve se manter em posição vertical, sem deitar ou apoiar o rosto, não pode ficar com a cabeça mais baixa que o corpo ou aplicar qualquer tipo de produto no rosto com exceção de água, durante as quatro primeiras horas.

Deve-se evitar a realização de atividade física nas primeiras 24 horas.

Preenchimento Facial


O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele. O procedimento é efetuado em consultórios e clínicas, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. O ácido hialurônico é um componente natural da derme de nossa pele. Por esta razão, raras vezes condiciona a algum efeito adverso. Mas podem ocorrer equimoses e inchaço.

Principais aplicações: Sulco nasolabial (famoso "bigode chinês") / Lábios e  região supra labial / goteira lacrimal (área das olheiras).

Contraindicações: Portadores de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem submeter-se a estes procedimentos.

Outros Tratamentos

Odontologia Estética

A odontologia pode ser sua aliada para conquistar um sorriso bonito e saudável. Com tratamentos considerados confortáveis, podemos mudar o sorriso em poucas consultas.

Saiba Mais
Ortodontia

O tratamento ortodôntico está indicado para crianças e para adultos, pois o correto posicionamento dos dentes traz benefícios tanto para a estética do sorriso como para a saúde bucal.

Saiba Mais
Endodontia

A endodontia é a especialidade odontológica que cuida da polpa dental. Nossos dentes possuem em seu interior uma câmara que abriga um tecido mole, chamado de polpa dental.

Saiba Mais
Odontopediatria

A odontopediatria é a especialidade odontológica que cuida da prevenção e dos tratamentos em bebês e crianças.

Saiba Mais
Cirurgia Odontólogica

As cirurgias em odontologia são muito seguras e, com técnicas menos invasivas desenvolvidas nas últimas décadas, também são bem confortáveis.

Saiba Mais
Prótese Dentária

Quando um dente é perdido, ocorre uma série de alterações na boca, como, por exemplo, a movimentação dos dentes vizinhos ao espaço vazio, além da modificação de todo o mecanismo da mastigação e da fala.

Saiba Mais
Desordens Temporomandibulares

A ATM é uma delicada articulação responsável pelo movimento durante a mastigação e a fala. Seu bom funcionamento depende de uma série de fatores, como o bom posicionamento dos dentes, uma mastigação equilibrada entre os dois lados e a ausência de distúrbios parafuncionais.

Saiba Mais
Periodontia

Periodontia, periodontologia ou raspagem é o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes.

Saiba Mais
Essix Clear Aligner

Trata-se de um sistema alternativo à terapia ortodôntica convencional fixa que dispensa o uso de brackets ou fios ao substituí-los por moldeiras virtualmente invisíveis, chamadas de alinhadores.

Saiba Mais